Procurador-Geral

Procurador-Geral de Justiça para o biênio 2025/2027
Natural do Rio de Janeiro, Antonio José Campos Moreira ingressou no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) em 1987. Promovido ao cargo de Procurador de Justiça em novembro de 2001, ocupou os cargos de procurador-geral de Justiça em exercício, subprocurador-geral de Justiça de Atribuição Originária Institucional e Judicial, assessor-chefe da Assessoria de Recursos Constitucionais, assessor-chefe da Assessoria de Atribuição Originária Criminal, e coordenador da segunda formação do grupo das Centrais de Inquérito, além de chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça. Integrou órgãos colegiados e comissões estratégicas, como o Conselho Superior do Ministério Público e o Comitê de Unidade Institucional.
Antonio José teve uma trajetória marcante como chefe de gabinete do então procurador-geral de Justiça, Antônio Carlos Biscaia, destacando-se no emblemático estouro da fortaleza do Castor de Andrade, em Bangu, em 1994. Esteve à frente de processos que marcaram a história judicial do Rio de Janeiro, incluindo a condenação da cúpula do jogo do bicho, com apreensão de registros de pagamento de propina a políticos, policiais, juízes e promotores, além de sua atuação decisiva nas investigações das chacinas da Candelária e de Vigário Geral, bem como no caso Daniela Perez, nos anos 90. Antonio José também foi figura central na condução do processo que culminou na primeira condenação por formação de milícia, envolvendo os irmãos Natalino Guimarães e Jerominho, líderes da milícia Liga da Justiça.
Recebeu elogios, em 1995, pelo então procurador-geral de Justiça Antonio Carlos Biscaia, e, em 2012, pela procuradora de Justiça Maria Cristina Palhares dos Anjos Tellechea. Destacou-se pela dedicação, zelo e eficiência no desempenho de suas atribuições e pela contribuição ao fortalecimento do Ministério Público.
Especialista em Processo Penal, é professor emérito da Fundação Escola Superior do Ministério Público e professor conferencista da Escola de Magistratura do Rio de Janeiro.