Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), através da coordenação do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Pessoa Idosa (CAO Pessoa Idosa/MPRJ), participou, na terça-feira (01/04), do Encontro Regional Sobre as Políticas Públicas para Pessoas Idosas do Estado. Durante o evento, realizado no Centro Cultural Professora Amélia Thomaz, em Cantagalo, o coordenador do CAO, Luiz Cláudio Carvalho de Almeida, falou sobre o tema “Atribuições e possibilidades do MP na fiscalização das ILPIs".
“Esta parceria, desenvolvida com a Secretaria de Estado Intergeracional de Juventude e Envelhecimento Saudável e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, tem dado muitos frutos para o MPRJ. Tivemos uma grande troca de experiências com representantes de conselhos da região Serrana durante o encontro, que teve como objetivo fazer com que os direitos da pessoa idosa prevaleçam em todo o estado”, destacou o coordenador do CAO Pessoa Idosa/MPRJ.
Além de Luiz Cláudio, participaram da mesa de abertura do evento a prefeita de Cantagalo, Emanuela Teixeira; o vice-prefeito, Julio Carvalho; a secretária municipal de Assistência Social, Letícia Reis; a presidente do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa de Cantagalo, Thayná Sá; e a superintendente estadual da Pessoa Idosa da Secretaria de Estado Intergeracional de Juventude e Envelhecimento Saudável (SEIJES), Lícia Mattesco. Pelo MPRJ, também participou do encontro a promotora de Justiça Daniella Faria da Silva Bard, da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Cordeiro.
O convênio celebrado entre MPRJ, SEIJES e Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDEPI) mapeou a existência de conselhos da pessoa idosa no estado, e vem adotando medidas para auxiliar a implantação e a capacitação desses órgãos em todos os municípios.
Por MPRJ

(Dados coletados diariamente)