NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
História em Destaque com Cezar Romero de Oliveira Soares: um exemplo de eficiência, probidade e dedicação
Publicado em Mon Mar 31 17:00:00 GMT 2025 - Atualizado em Mon Mar 31 17:01:38 GMT 2025

O Centro de Memória João Marcello de Araújo Júnior do Ministério Público do Estado do Rio de janeiro (CDM/MPRJ) apresenta a 48ª edição do projeto História em Destaque. Neste mês, será retratada a trajetória do Procurador de Justiça Cezar Romero de Oliveira Soares, por meio do destaque de sua fotografia oficial no cargo de Corregedor-Geral do MPRJ.

Cezar Romero nasceu em 25 de junho de 1940, na cidade de Carangola, interior de Minas Gerais. Em 1962, se graduou pela Faculdade Nacional de Direito e, em 1965, ingressou no Ministério Público do antigo Estado do Rio de Janeiro. Atuou em diversas comarcas do interior do estado, como Nova Friburgo, Sumidouro, Bom Jardim, Barra do Pirai e Volta Redonda. Em 1969, foi promovido à Promotor de Justiça de 1ª entrância, sendo lotado na região de Niterói.

Além da atuação em Promotorias de Justiça, Dr. Cezar exerceu importantes funções administrativas: entre 1980 e 1981 foi assessor da Secretaria de Estado de Justiça e, entre 1984 e 1988, foi assistente da Procuradoria-Geral de Justiça.

Em 1986, após promoção a procurador de Justiça, foi elogiado por Antônio Carlos Silva Biscaia, então procurador-geral de Justiça, pela eficiência, probidade e dedicação ao trabalho. Como procurador de Justiça, Cezar Romero foi lotado na 8ª Câmara do Tribunal de Alçada Cível, mas se manteve atuante na política interna do Ministério Público, foi coordenador da Procuradoria-Geral de Justiça (1988-1991), subcorregedor (1991-1993), assessor de Gabinete (2005-2007) e corregedor-geral (2007-2010).

Durante os dois anos à frente da Corregedoria-Geral, Cezar Romero realizou o maior número de inspeções em órgãos de execução entre todos os Ministérios Públicos estaduais, conforme levantamento do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Carlos Antonio da Silva Navega, PGJ à época, ressaltou a trajetória de Cezar Romero como exemplo de dignidade para todos os membros do MPRJ.

Em reconhecimento ao trabalho exemplar prestado ao MP e à magistratura, foi agraciado com o Colar do Mérito do MPRJ (2000) e com a Medalha EMERJ (2005), destinada a personalidades que contribuíram para o aperfeiçoamento dos serviços prestados à cultura jurídica, ao Poder Judiciário e à sociedade.

Entre 25 de setembro e 24 novembro de 2006, na qualidade de decano do MPRJ, assumiu interinamente o cargo de PGJ em função do afastamento de Marfan Martins Vieira para concorrer à reeleição. Na oportunidade, Cezar Romero foi homenageado por amigos próximos e autoridades de sua cidade natal, Carangola/MG. Conduzindo a homenagem, o desembargador Paulo Leite Ventura destacou Cezar Romero como “um procurador humilde (...) que procurou fazer todo o bem, sem adiá-lo nem negligenciá-lo, pregou sempre a Justiça e a bondade, foi tolerante o quanto podia tolerar, transigente naquilo que podia transigir (...). Serviu à causa pública com devotamento, porque por vocação única foi sempre e apenas um membro do Ministério Público”.

Após dedicar 45 anos de trabalho à instituição, Cezar Romero de Oliviera Soares aposentou-se em 2010, pouco antes de completar 75 anos, idade limite para o exercício da atividade ministerial. 15 anos após a aposentadoria, seu legado permanece lembrado e reverenciado pelos membros do MPRJ, que o consideram um exemplo de compromisso e profissionalismo.

Acesse mais informações sobre essa edição pelo LINK.

institucional
cdm mprj
história em destaque
cezar romero de oliveira soares
51 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar