NoticiasDetalhe

Notícia

Saúde
CAO Saúde/MPRJ debate prevenção da mortalidade materna durante a gestação no 35º Fórum Perinatal do Estado
Publicado em Tue Apr 01 14:16:59 GMT 2025 - Atualizado em Tue Apr 01 14:16:49 GMT 2025

A coordenação do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva da Saúde do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (CAO Saúde/MPRJ) participou, na segunda-feira (31/03), do 35º Fórum Perinatal do Estado do Rio de Janeiro. O evento, realizado na sede da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), teve como objetivo discutir ações de prevenção e redução da mortalidade materna durante a gestação e pós-parto, e contou com a presença da secretária estadual de Saúde, Claudia Mello, e de representantes da secretaria e da sociedade civil.

A coordenadora do CAO Saúde/MPRJ, Denise Vidal, destacou a importância do Fórum para a discussão de pautas relacionadas à saúde das gestantes. “O evento tem trazido uma agenda muito propositiva. Inclusive, recentemente, o Conselho Nacional do Ministério Público lançou um manual incorporando notas técnicas da SES-RJ, oriundas do Fórum, para o país inteiro”, afirmou.

Ainda segundo Denise, os números apresentados durante o encontro, demonstrando um aumento da razão de mortalidade materna nas regiões Norte e Serrana do estado, além da Baía da Ilha Grande, são objeto de análise do MPRJ. A razão de mortalidade materna é calculada de acordo com o número de mortes de mulheres durante a gestação, para cada 100 mil bebês nascidos vivos.

“Precisamos garantir que a mulher tenha seu filho da melhor maneira possível. O CAO tem orientado os promotores de Justiça. Inicialmente, as regiões metropolitanas eram o principal foco, passando agora às regiões do interior do estado, sendo importante acompanhar as políticas públicas voltadas para as gestantes nestas localidades”, ressaltou a coordenadora do CAO.

Também estiveram no evento, pelo MPRJ, a promotora de Justiça Alessandra Honorato Neves, da 4ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Saúde da Capital, e as técnicas periciais do Grupo de Apoio Técnico Especializado (GATE/MPRJ), Claudia Lunardi e Renata Paschoal.

Por MPRJ

cao saúde mprj
20 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar